sábado, 13 de junho de 2020




ABSORTA EM ABSURDOS ou Uma ilusão em perspectiva.



dia desses acordei por volta de 4 da manhã. sem conseguir voltar ao sono, liguei a televisão. estava passando uma daquelas aulas do Telecurso 2° grau. desenho técnico em mecânica. projeção ortogonal e rotação. comecei a olhar aquilo. o pensamento cheio de nós e rodando perdido numa imagem insistente. nada ali fazia muito sentido, mas por estar tão absorta, deixei meu olhar ali. lembrei das aulas de desenho Industrial. comecei a enxergar alguns cortes e a visão da peça por aqueles pontos de vista. súbito meu próprio pensamento atravessou a cena. aquele que me roubou o sono. as cenas se misturaram e comecei a rotacionar o pensamento insistente. fragmentá-lo em suas possíveis partes. sinapses começaram a ocorrer... insights para meu devir. olhei meu pensamento de frente. esteticamente, me pareceu em desalinho e fora de prumo. era tão perfeito antes dessa experiência! tão convergente que me absorvia... chacoalhei a cabeça, chacoalhei os neurônios e fixei o olhar. distanciei para ajeitar o foco. então eu vi quase escondida sob a ilusão de ótica a distorção que me capturou. rotacionei a ilusão em relação ao eixo. ajeitei o ângulo para melhor visualização. fiz elevações frontais, laterais. explodi os detalhes. então fiz o corte. agora eu podia olhar aquele trecho por dentro. examinar suas partes. entender as diferentes visões da “peça” em perspectiva.  um show de pontos de vista complementares ampliando minha visão. percebi as maravilhas da ciência e da técnica. de poder enxergar meu pensamento dentro da realidade dele; e sem a qual, seria simplesmente uma ideia obtusa. e isso tudo tem muito a ver com o amor! com contextualizar o amor. tem função. tem razão de ser. tem história. por isso se diz que amar é como poder tocar alguém com a palma das mãos, com a superfície delas e a alma. ampará-lo. amar uma coisa é guardá-la, já disse o poeta. mas certas vezes nada pode ser feito. certas vezes o amor pouco pode. há planetas e peças e pessoas e coisas que orbitam em diferentes eixos e que jamais se comunicarão. cada um absorto no seu absurdo. e está tudo bem. conectando essas ideias quando vi era já eu acordando e não era mais pensamento insistente... era entendimento. pelos cantos do quarto, doces punhados de sensação de PAZ. 🌹😷☂️💁‍♀️

Nenhum comentário:

Postar um comentário

borde aqui suas impressões e comentários, ok ?

Postagem em destaque

SOBRE QUESTÕES RESPIRATÓRIAS E AMORES INVENTADOS

http://metropolitanafm.uol.com.br/novidades/entretenimento/imagens-incriveis-mostram-a-realidade-das-bailarinas-que-voce-nunca-viu...