sábado, 17 de agosto de 2013

O FOTÓGRAFO


Eu fotografo ideias e projetos para ver as estórias. Para capturar e interpretar o momento. É então que a imagem é bandeira que defendo; argumento que apresento. Se a vida é um evento, eu fotografo para conservar. Para guardar.  Feito poema onde guardo o que é primeiro plano e também o plano de fundo. Desarticulo para ver mais a gravidade da cena. E de novo interpreto. No fundo, sou contador de estórias. Sou contador e fotografo para guardar. Ontem, por exemplo, a vazante de águas raras e claras eram como janelas no manguezal; e eu interpretei a dinâmica da seca e da cheia naquele poema. Feito mata ciliar, o que distancia e protege também põe em contato; provoca o conflito e o argumento; e então sou escrevinhador e espécie entre as espécies que fotografo.

9 comentários:

  1. Eu posso dizer o mesmo na direção contrária? Porque eu acho que escrevo cronicas do quotidiano através de imagens, queria mostrá-las aqui, mas dizem que uma imagem vale mais que mil palavras... ...será ? Então me fotografa uma saudade, me fotografa um coração sofrendo a perda de um amor. É possível fotografar alguém mostrando este sentimento, mas talvez em mil fotografos você encontre um que realmente reflete este sentimento, como Eugene Bavcar, que mesmo cego, consegue o impensável registro deles, porque este sentimento habita não só a carne, mas também o espírito, e fotografar espírito é pra poucos. Me fotografe o cheiro de marcela, o cheiro do pão que está pra sair do forno, o sabor da cachaça mais curtida, o toque de sua pela macia e quente, o frio das águas mais puras da montanha, o crescimento do seu filho, a expansão da mente de alguém que tem contato com a divina criação de um poema revelador, a razão de quem perdeu a causa, o som do piano do Hermeto, me fotografa a criatividade, não o produto dela, mas ela, em si, a que habitava a mente do Geraldo de Barros. E depois de terminar os doze trabalhos, ainda tem uma medusa-esfinge que te devora sem decifrar, porque continua humano, porém um pouco mais próximo da existência plena, e desligado do chão para onde a gravidade empurra a todos. Ah, a propósito, me fotografa a gravidade também...

    ResponderExcluir
  2. Simão querido :) talvez a beleza das palavras venha das imagens de onde nascem e para as quais acenam... talvez a beleza das imagens venha das palavras que fazem clik lá dentro da gente quando sentimos essa beleza e então clicamos...talvez sejam tão misturadas e juntas elas duas...daí a gravidade...

    obrigada pela visita aqui!

    ResponderExcluir
  3. Fotogragar, escrevinhar, misturar e encantar. Tu fazes tudo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Manuel! obrigada pela visita e o comentário encantador!

    ResponderExcluir
  5. Quando entrou setembro, me lembrei de vocês... ...estava querendo falar com vocês, Clotilde e Franco, e vi aqui que a idéia seguiu... ...muito bom saber de vocês, e nas crônicas que escreve, Clo, temos notícias aprofundadas de vocês e de seus estados. O que estamos nos tornando é algo engraçado, envelhecer é engraçado... ...e na conversa dobre o fotógrafo, eu fico velho e renitente às idéias das definições perfeitas, e então estou sempre citando a Susan Sontag, que diz que fotografamos para nos apropriar daquilo que vemos. Pois é assim, eu mesmo virei um lambe-lambe, tenho fotografado só o efêmero, tenho fotografado a alegria e a farra, e quando tem algo ruim acontecendo, enquanto os paparazzis preparam para praticamente filmar uma encrenca (tiram tantas fotos que, se posicioná-las em sequência, chegamos a ter ali um longa metragem...)eu guardo minha câmera. Porque eu não quero me apropriar da miséria humana, quero distância dela. A saudade é muita, espero que em breve possamos nos ver novamente, ficar juntos e jogar conversa fora, lembrar dos bons tempos e falar dos tempos bons, esses aqui, agora, porque ele existe. E fotografamos ele, porque queremos manter o tempo sob nosso domínio, como a sábia Sontag disse. Mas o fato é que ela diz o que nós queremos com isso, e não o que conseguimos. E nós acreditamos, como somos incautos, não é mesmo ? Beijos grandes, viva o mundo livre !!!
    Simão Salomão

    ResponderExcluir
  6. Simão querido... adorável seu comentário de que envelhecer é engraçado.... adorei isso, sabia? assim como dividir a ideia de que nossos contatos por aqui levam e trazem notícias aprofundadas, de, como vc disse, nossos estados. como vocês, ´nós aqui também somos desenhados por divisões tantas e.. que bom sermos amigos, e termos acesso a arte, para suspender, para continuar, para darmos destino ao que racha em nós....

    ResponderExcluir
  7. Pois é, estou envelhecendo da forma comum, como pode ver, nem consigo publicar nada dentro de um "perfil"... ...mas como seria o perfil ? Achei que já tinha um perfil, mas o mundo automatico não o detectou... ...vamos envelhecendo, e, quem sabe, escapamos dessa Metrópolis Virtual, que nos dirige ou rejeita... é mesmo muito engraçao, eu aqui teimando em escrever anônimo para ser reconhecido, enquanto me reconheço um total analfabeto digital... ha ha ha !!! Vamos envelhecendo com graça, vai valer a pena... beijão linda, colado no Franco, sempre. Amo-os...
    Simão Salomão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) sim... envelhecendo com graça é bem bão... a mi me gusta :) que nos dirige ou rejeita é tudo de bão... (é bem assim) amamos vocês também Simão não anônimo querido :)

      Excluir

borde aqui suas impressões e comentários, ok ?

Postagem em destaque

SOBRE QUESTÕES RESPIRATÓRIAS E AMORES INVENTADOS

http://metropolitanafm.uol.com.br/novidades/entretenimento/imagens-incriveis-mostram-a-realidade-das-bailarinas-que-voce-nunca-viu...